COMO FAZER UM DESVIO DE EMERGÊNCIA

por Pablo Berardi

DESVIO DE EMERGÊNCIA


Pilotar com segurança e performance exige que você tenha bastante conhecimento das reações e comandos da moto. Existe a tríade IDENTIFICAR/DECIDIR/AGIR. Para aprimorar a sua pilotagem, você precisa trabalhar bem esses 3 pontos.

Na hora de fazer um desvio de emergência, você precisa: IDENTIFICAR a distância e rota de fuga, DECIDIR entre frear e desviar ou apenas desviar e a definir melhor técnica para AGIR.

Para começar, na verdade devemos evitar ao máximo ter a necessidade de fazer um desvio de emergência. Para isso, você deve pilotar atento, identificando e mapeando o há ao seu redor, redobrando a atenção em locais mais movimentados, cruzamentos, regiões de comércio e escolas.

Mas, se algo surgir repentinamente à sua frente, quanto mais cedo IDENTIFICAR e da forma correta, mais tempo terá para DECIDIR e AGIR, aplicando a melhor técnica.

  • IDENTIFICAR da forma correta, significa olhar para o objetivo, que é a sua rota de fuga, e não para o buraco, objeto na pista ou seja qual for o obstáculo do qual você quer fugir. Lembre-se. Para onde olhamos é para onde vamos. Olhou errado... foi parar no lugar errado. Simples assim.
  • Após IDENTIFICAR corretamente, você terá tempo de DECIDIR o melhor a fazer e AGIR. Melhor desviar? Melhor parar completamente a moto? Frear o máximo possível e desviar?

Parece fácil na teoria mas, na prática, é preciso muito conhecimento da capacidade de frenagem da sua moto, contra esterço, uso correto dos freios dianteiro e traseiro para AGIR corretamente. Isso é o que praticamos em nosso treinamento ON-ROAD 2.

Desviar rapidamente exige que o piloto olhe para onde quer desviar e aplique o contra esterço rapidamente e sem o uso do freio dianteiro (que normalmente é usado em situações de pânico). Enquanto estiver usando o freio dianteiro a moto não inclina... Acidente à vista!

Frear completamente pode ser perigoso se a moto não tiver ABS e, principalmente, se você não aplicar técnicas de posição, uso dos freios traseiro e dianteiro na sequência e usando a potência máxima possível. Estudos apontam que o motociclista sem técnica de pilotagem utiliza, no máximo, 70% do freio. Em pista molhada, o medo de derrapar, faz com que ele utilize ainda menos a capacidade de frenagem a moto.

Às vezes a melhor opção é frear a moto para diminuir drasticamente a velocidade e permitir um desvio mais rápido e efetivo. Para isso, é importante ter habilidade para entender a frenagem, desvio, olhar, enfim... é necessário ter técnicas de pilotagem para poder trocar a palavra acidente por susto. Prepare-se para isso! Pilote com segurança para ir e voltar para o conforto da sua casa e da sua família.

Veja um vídeo completo sobre esse assunto abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=rj8prKHU66o&list=PLJzUuhXkyoix7b39ZSioVyY1gAtEkFw3Y&index=2

 


 

 

CURSO DE PILOTAGEM ON-ROAD 2


Este é definitivamente o curso que todo motociclista deveria fazer pois é o treinamento ideal para você adquirir as melhores técnicas de pilotagem para o uso da sua moto na cidade, estrada e deslocamento diários.

Neste curso você aprenderá a controlar a moto nas situações mais desafiadoras e difíceis que simulam o trânsito pesado das grandes cidades ou condições de risco em estradas. Posicionamento, acesso aos comandos, frenagem de emergência, contra esterço e desvio em velocidade são apenas algumas das técnicas abordadas no curso ON-ROAD 2.

Aprimore sua técnica com a TRX e pilote sua moto com mais eficiência aprendendo os seguintes pontos:

▼ Pilotagem defensiva;

▼ Posição de pilotagem mais adequada para cada situação;

▼ Contra esterço;

▼ Visão correta na pilotagem;

▼ Controle em baixa velocidade e em manobras;

▼ Frenagem de emergência (com e sem ABS) com pista seca e molhada;

▼ Curvas e desvios nos mais variados estilos e posicionamentos;

▼ Desvios de emergência;

▼ Outras dicas para aprimoramento de pilotagem.

 

GARANTA SUA VAGA NA PRÓXIMA TURMA!

 

Tags: passeio de moto, moto turismo, passeio em grupo, pilotagem, pilotagem segura
Categoria: Dicas de pilotagem
2024 Triumph Experience | TRX Experience Servicos EIRELI | 15.496.784/0001-68