Sabemos o quanto a questão da falta de aderência pode ser muito perigosa e quando somamos fatores como pouca experiência do piloto, falta de treinamento, pneus descalibrados etc, a situação se torna ainda mais grave.


Mas afinal, o que é o ABS?

O ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e o pneu entre em derrapagem quando os comandos (manete e/ou pedal) são acionados fortemente, evitando a perda de controle da motocicleta ou a queda do motociclista. Os sensores instalados numa roda fônica nas rodas das motos medem a rotação e passam essas informações para a unidade de controle do ABS, que atua na intensidade da frenagem.

Clique e veja como funciona o ABS da Triumph Tiger 800.

 

E na prática?

Desde 2019 o sistema é obrigatório em todos os modelos acima de 300 cilindradas, o que demonstra a utilidade e a eficiência da tecnologia. Mas, apesar de resolver uma boa parte do problema de quedas e distâncias em frenagem, a "pilotagem" da moto é muito mais difícil do que a de um carro. Saber dosar os freios dianteiros e traseiros, se posicionar corretamente e acionar os manetes da forma correta, pode aumentar significativamente a distância da frenagem.


Além disso, diferentemente do carro, o qual podemos frear forte e virar o volante para fazer um desvio, na motocicleta, isso não ocorre. Ou você freia ou você inclina a moto. É impossível frear com o sistema dianteiro com alta intensidade e querer desviar de um obstáculo.

Na prática, o que vemos nas ruas e estradas é o que vemos em 90% dos motociclistas que frequentam o nosso curso de pilotagem.  Eles possuem motos com ABS, mas freiam muito menos do que a capacidade, pois não confiam totalmente no sistema e não entendem a relação frenagem e desvio. A lei ajudou a trazer segurança, mas os motociclistas precisam fazer treinamentos para usufruir a totalidade do sistema.

Ainda existe o mito de desligar o ABS quando for para o fora de estrada. Isso até era uma realidade no passado, mas não nos dias de hoje. Hoje existe ainda o ABS Off-Road, que pode ser um meio termo interessante.


Condição Off-Road

Na hora de pilotar na terra, ao contrário do que muita gente pensa, é melhor deixar o ABS ligado. Por quê? Porque se você usar o modo "Off-Road" que desliga o ABS da roda traseira para que você possa usufruir das vantagens de travar um pneu traseiro, você precisa saber pilotar bem na terra, se posicionar de forma adequada para evitar um "L" da moto e, de preferência, ter um pneu mais off-road para realmente conseguir cavar o chão com o pneu travado. Se você pilotar sentado na terra e desligar o ABS da roda traseira, vai trazer mais problemas do que soluções. Nas motos sem o modo "Off-Road" é ainda mais crítico, pois você está sem o ABS da roda dianteira e, neste caso, a chance de escorregar a frente é enorme.


Portanto, de forma geral, quando você vai para uma simples estrada de terra, deixe ligado. Só "tire" tecnologia se você tiver habilidade e estiver confortável com isso. A única exceção ao exposto acima é se a sua moto for produzida entre 2000 e 2008 mais ou menos. Era uma geração de ABS que garante que o pneu não trave, mas a moto demorava demais para parar em pisos irregulares. Talvez, nesta situação, valha a pena desligar e redobrar a atenção.  Clique e veja mais informações sobre frenagem na terra


Ainda existe o ABS otimizado para curvas (Tiger 1200 XCA e Scrambler 1200 XE) que evita que a moto "levante" quando você acionar o freio dianteiro com a moto inclinada. É uma evolução e tanto, pois é na entrada das curvas que a maioria dos acidentes acontecem. Clique e assista um vídeo sobre a tecnologia

Em suma, na moto, entender quando e quanto utilizar os freios traseiros e dianteiros, posição de pilotagem, e olhar para o local correto são as bases para uma boa frenagem. O ABS só vem a acrescentar a tudo isso. Um depende do outro e, em nossos cursos de pilotagem, abordamos a fundo a frenagem com o traseiro, dianteiro, ambos com e sem ABS e com a pista molhada. Vale muito a pena conhecer as capacidades da sua moto e o uso correto das tecnologias embarcadas. 

 

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