NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO

Cada pneu tem sua característica própria e o modo de uso ideal. Então, a primeira dica é desconfiar de quem vier com o papo de que algum pneu é perfeito e funciona em todas as situações. Não existe um pneu que seja para todos os tipos de uso. Cada pneu com sua singularidade e seu objetivo.

 

ENTÃO, O QUE VOCÊ PROCURA?

Na verdade, o que você precisa saber é o que esperar de um pneu. Como você irá usá-lo, qual seu estilo e qual o trajeto, por exemplo. Por isto existe uma variedade tão grande de opções. Se todos fossem iguais, as produtoras de pneus não precisariam gastar recursos desenvolvendo diversos modelos em conjunto com as fabricantes de motos.

O primeiro ponto é saber que os pneus são feitos de modo a priorizar o desempenho para vias asfaltadas (on-road) ou não asfaltadas (off-road). É a partir daí que começam as diferenças.

 

A ESTRADA OFF ROAD

Se o seu percurso incluir muita terra, lama e pedras, você vai precisar de um pneu que “escave” o terreno e consiga se apoiar mesmo em condições bastante acidentadas. Ou seja, o desenho do pneu necessita uma boa distância entre os blocos da banda de rodagem e grande profundidade para que o pneu realize este trabalho.

Por outro lado, quando colocado em terrenos on-road, um pneu com estas características não se sairá tão bem. Os blocos geram bastante ruído e desconforto, além de se desgastarem rapidamente em contato com o asfalto.

Para este tipo de terreno, temos em nosso portfólio o METZELER KAROO 3. Simplificando em uma categoria, esse pneu é o que chamamos de 10/90. Ou seja, trata-se de um produto 10% on-road e 90% off-road.

 

A ESTRADA DE PAVIMENTO MISTO

Agora, se o seu trajeto não for tão off-road a ponto de justificar um pneu 10/90, talvez o ideal seja analisar pneus mais versáteis e intermediários. É interessante, neste caso, estar com um produto coringa em sua moto, justamente pela capacidade de funcionar de maneira satisfatória em ambos os terrenos, desde que seja realmente misto.

Neste caso, a opção mais versátil dentre nossos pneus é o METZELER KAROO STREET, que ainda tem uma base bem off-road. É considerado 50/50 e conseguirá oferecer um desempenho bom tanto na terra quanto no asfalto. Isso é possível devido a um perfil mais on-road na carcaça sem perder a essência do off, que está nos blocos.

Outra alternativa é o consagrado METZELER TOURANCE, uma opção mais on. É, portanto, um pneu que passa a ser indicado para uso urbano. Ainda tem uma cara e pegada off. Por isso, aguenta o tranco se for colocado na terra, porém de uma forma diferente da linha KAROO. Pode ser classificado como algo perto do 80/20.

É um pneu que pode ser considerado para viagens como o Deserto do Atacama, já que praticamente todo o percurso é asfaltado, e apenas alguns pontos têm um solo mais pedregoso e arenoso. Assim, você terá um ótimo rendimento quilométrico e conforto.

 

A ESTRADA ON ROAD

Já para viagens em que a moto praticamente só vê asfalto, o foco tem que estar voltado ao conforto, rendimento quilométrico e aderência.  O nome mais forte é, sem dúvidas, METZELER TOURANCE NEXT, cujo perfil é derivado da linha Sport Touring e resulta em um pneu com as características ideais para rodar neste tipo de pavimento. É um produto 90/10 (90% on-road e 10% off-road).

Esqueça as preocupações com desempenho no asfalto, esse pneu certamente terá uma ótima entrega! Mas, tenha ciência de que fora do asfalto, o melhor é usar produtos com as características apresentadas anteriormente.

Por fim, para encerrar a nossa seleção do melhor pneu, temos o METZELER ROADTEC 01. Aqui já estamos falando de um produto 100% on-road. Desenvolvido para oferecer máximo conforto e rendimento quilométrico em asfalto, é um pneu bi-composto e com altíssima quantidade de sílica, fazendo com que sua aderência em pista molhada seja excepcional.

É uma ótima opção para percursos totalmente asfaltados e regiões de muita chuva. Em uma viagem para Curitiba, pela Estrada da Graciosa, esse pneu é perfeito, pois cobre todas as situações encontradas.

Também existe uma versão mais esportiva do METZELER ROADTEC 01. Mas, vamos focar nas viagens e Big Trails, e deixar as motos esportivas para outro artigo!

Espero que tenham gostado de nossa seleção. Boa escolha e boa viagem!